Marta Aleixo é responsável pelo serviço de hotel do Hospital Veterinário de Santa Marinha

 

Não abandones o teu animal quando vais de férias, existem serviços aos quais podes recorrer sem o deixar na rua. Além de ser um crime púnivel pela Lei Portuguesa (Lei n.º69/2014, de 29 de Agosto), não é ético deixares um animal sozinho ou abandonado enquanto vais de férias. Os novos serviços dedicados aos animais de estimação pretendem dar-te o auxílio necessário durante o período de tempo em que vais estar ausente, seja de férias ou em trabalho.

E que serviços existem?

O serviço de Pet Hotel é o mais conhecido, são os vulgarmente chamados “hotéis para cães” que, na verdade, são hotéis para todos os animais de estimação, sejam cães, gatos, roedores, exóticos ou aves. Normalmente estão disponíveis em clínicas e hospitais veterinários, mas já existem locais específicos para este fim. Alguns são verdadeiros hotéis de cinco estrelas para os nossos amigos de quatro patas. Em geral, o “quarto” do animal de estimação tem tudo o que ele necessita, espaço interior e exterior, tanto para descansar como para comer. Nos hotéis previligia-se o conforto dos animais de estimação hospedados, mas principalmente a confiança e o descanso que é proporcionado aos donos. Geralmente, há actividades planeadas com os animais e a socialização é algo muito trabalhado.

Existem ainda serviços de Pet Sitting e Pet DayCare. O PetSitting é um serviço de atenção ao animal de estimação, no domicílio. Uma vez que não há a necessidade de deslocar o animal da tua casa, nem dele se adaptar a outro ambiente, o stress típico das férias em hotel e as consequências que isso pode trazer ao nível da saúde do animal são muito reduzidas. Normalmente, os animais aderem muito bem a este serviço, porque mantêm as suas rotinas, continuam dentro do seu ambiente familiar, têm os seus brinquedos e convivem com os sons e cheiros a que estão habituados, entre outras vantagens. O PetDay Care é um serviço de “infantário” para animais de estimação, onde podes deixar o teu animal durante uma parte do dia e ele é estimulado ao nível físico e psicológico. Tal como nos infantários humanos, os infantários caninos e felinos surgem com a necessidade de poder prestar maior atenção aos animais de estimação, estimulando-os física e psicologicamente. Nestes espaços, o teu animal pode ter aulas de educação e socialização, usufruir de momentos de lazer em brincadeiras divertidas, com outros animais da mesma especie, pode também, se o espaço permitir, nadar, correr e brincar, sempre com a garantia de qualidade, dedicação e supervisão de um professional de veterinária.

Existem ainda outros serviços que podes desconhecer: chamam-se Pet Walking e Dog Taxi. Estes serviços completam o serviço de Pet Sitting e/ou Pet DayCare, pois isolados não garantem o acompanhamento e tratamento que o teu animal de estimação precisa durante um período de tempo mais longo. São serviços que garantem passeios, Pet Walking — no mínimo três e quantos mais melhor! —, e transporte para animais de companhia, Dog Taxi. Se precisas de levar o teu cão ao veterinário ou ao banho/tosquia e não tens transporte ou não sabes conduzir, o Dog Taxi pode ser uma solução interessante. Se estás doente, vives num apartamento e não tens quem leve o teu cão a passear à rua, o Pet Walking pode-te ajudar.

E como funcionam estes serviços?

No Pet Hotel, Pet Sitting ou Pet DayCare, são prestados os todos cuidados com alimentação, passeios, limpeza do espaço, escovagem e higiene aos animais de companhia enquanto estás ausente — por mais do que um dia — por um profissional especializado. Estes serviços são ideais para quando vais de férias ou num fim-de-semana prolongado.

No Pet Walking e no Dog Taxi, falamos de ouro tipo de serviços. Mais ocasionais e por períodos de tempo mais curtos. São serviços que complementam o Pet Sitting e o Pet DayCare. Deves optar pelo Pet Walking se necessitas de alguém que passeie o teu cão, e que se responsabilize por ele e que o eduque enquanto ele passeia, simplesmente porque não tens tempo de o passear as vezes que gostarias, ou as vezes que ele necessita ou, até mesmo, porque precisas de trabalhar até tarde e não te queres preocupar com mais nada quando chegares a casa. Todas as razões são válidas quando encontras a melhor alternativa.

O Dog Taxi pode ajudar-te se precisas de transportar o teu animal de estimação para algum sítio e não tens como o fazer. Consultas ao veterinário, banhos, tosquias, entre outros.

Seja por um período de tempo mais ou menos longo, o teu animal de estimação vai sentir a tua falta — é inevitável. Estes serviços servem para te auxiliar durante o período de tempo em que não podes tratar dele nem dar-lhe atenção. Os profissionais que se dedicam aos animais de estimação diariamente, seja a tratar do conforto ou da saúde deles, por muito carinho e atenção que lhes dêem, nunca será o mesmo que tu lhes dás.

Estes serviços permitem-te viajar sem culpas, sem cometer qualquer erro que mais tarde te venhas a arrepender. Vais com a certeza de que o teu animal de estimação fica bem entregue, bem cuidado, com o menor índice de stress possível. Compete-te a ti, como dono, conhecer o teu animal ao ponto de saberes se ele prefere um serviço de Pet Hotel, fora do seu ambiente familiar, mas com a certeza de muita diversão junto com outros da mesma raça. Ou, por outro lado, se o teu fiel amigo prefere ficar em casa, junto com os seus brinquedos, na tranquilidade do lar, onde conhece os cantos à casa, os sons do dia-a-dia e onde os cheiros e as vistas lhe são familiares.

A grande importância destes serviços na nossa sociedade é, acima de tudo, evitar o abandono animal, infelizmente muito característico dos meses de férias e de Verão. Os donos que contratam estes serviços vão de férias mais confortáveis, descansados e com a certeza de que nada faltará ao seu animal de estimação.

Leia também

Mini-pigs: mito ou realidade? Mito

Marta é médica veterinária de animais exóticos e trabalha na Exóticos em Braga Todos os po…