Depois de uma caixa de areia mais funcional, surge um novo recipiente que poupa os donos de gatos e cães pequenos da tarefa de limpeza. A Catolet é uma caixa automática que dá aos animais de estimação uma casa de banho com funcionamento semelhante aos equipamentos sanitários dos seus donos.

A ideia de criar uma caixa totalmente automática não é recente, mas a equipa norte-americana, responsável pelo desenvolvimento do produto, garante que o “princípio de funcionamento do dispositivo nunca foi usado anteriormente”. A principal distinção em relação a outras invenções do mercado é o sistema de transporte para eliminação de resíduos, que inclui a lavagem e descarga automáticas.

A Catolet é composta por utensílios sanitários acrílicos que permitem estabelecer uma ligação directa com o abastecimento de água e esgotos. O sistema de limpeza é também simples: um sensor detecta a presença do animal e quando este abandona a caixa, inicia-se automaticamente o processo de trituração dos desperdícios. Estes são descartados de imediato para os esgotos sem ser necessário separá-los para um recipiente diferente. O passo seguinte é a lavagem automática. Todo o processo pode ser regulado pelo dono do animal e, em poucos minutos, a caixa está pronta para ser utilizada novamente.

Para funcionar, a Catolet pode ser ligada directamente a uma fonte de energia externa ou basta utilizar a bateria interna, que tem autonomia de três meses. Além disso, pode ser conectada a uma aplicação móvel e está equipada com um sistema de alarme, permitindo ao proprietário do animal ajustar o tempo e a frequência do sistema de limpeza automática e ser alertado em caso de emergência. A aplicação é suportada por plataformas iOS e Android.

A caixa tem as dimensões necessárias para poder ser utilizada por gatos e cães pequenos — em qualquer divisão da casa — e vem equipada com uma tampa adicional, o chamado abrigo, para os animais se sentirem protegidos durante a sua utilização. O dispositivo oferece ainda um sistema integrado de treino para ajudar o animal a adaptar-se e a familiarizar-se com a sua nova casa de banho.

A invenção tem actualmente uma campanha de crowdfunding activa na plataforma Kickstarter e já conseguiu angariar quase 11 mil dólares (9.256 euros). O objectivo é reunir 60 mil dólares (50.490 euros) para avançar com a produção até ao fim da campanha, no dia 7 de Janeiro. O kit — disponível em quatro cores — pode ser adquirido a partir de 159 dólares (cerca de 133 euros), com entrega prevista para Abril de 2018.

Leia também

Os cães têm duas vezes mais neurónios do que os gatos

Evidências na literatura científica sugerem que os animais domesticados possuem cérebros r…