Os teus animais de estimação merecem os melhores cuidados e, por vezes, são necessárias dicas sobre os comportamentos mais correctos a ter perante diferentes situações. No Pet, o nosso site de estimação dedicado à temática animal, continuamos a dar espaço a especialistas em comportamento animal, veterinários e amantes dos bichos. Seleccionámos cinco crónicas, entre muitas outras publicadas em 2017, com conselhos úteis que nos ensinaram a tratar melhor os nossos animais.

Primeiros socorros: quando um kit pode fazer a diferença

Como tutores, ter conhecimentos básicos de primeiros socorros pode fazer a diferença na recuperação ou mesmo sobrevivência do animal de companhia. Para estarmos preparados para uma prestação de cuidados mais rápida e eficaz, a médica veterinária Rita Pereira, da Clínica Veterinária do Taralhão, diz o que deve incluir um kit de primeiros socorros. E há ainda outras dicas importantes para ler sobre a ansiedade que o Natal e outras celebrações em casa podem provocar aos animais de estimação.

Dez coisas a saber sobre o envelhecimento do teu animal de companhia

A enfermeira veterinária Filipa Queirós, da AnimaisVet, realça que o envelhecimento de um animal é um processo natural, mas é importante saber como lhe dar mais anos de vida e com qualidade. Para simplificar escreveu dez coisas obrigatórias que temos de saber sobre o envelhecimento do animal de companhia. Só para teres uma ideia do que estamos a falar: fazer check-ups com mais frequência é essencial para detectar precocemente uma doença e aplicar um tratamento mais eficaz. E há mais conselhos para ler aqui.

Quando o frio aperta, reforça os cuidados com o teu melhor amigo

Andrew Branch

Inês de Sousa Real, actual deputada municipal do PAN em Lisboa, alerta para os cuidados que devemos ter no Inverno com os nossos animais, que também sentem frio, podendo mesmo sofrer de problemas de saúde com a descida da temperatura . E ainda chama a atenção para os animais que vivem na rua, em colónias ou ao cuidado de uma comunidade, sem qualquer protecção contra o frio. Nesta altura do ano, este é um dos temas que vale a pena reler.

As férias estão a chegar. Onde posso deixar o meu animal?

Marta Aleixo, responsável pelo serviço de hotel do Hospital Veterinário de Santa Marinha, sabe bem que existem locais próprios onde podes deixar o teu animal de estimação quando vais de férias, sem o abandonar ou deixar na rua. Porque alguns serviços não são tão conhecidos pelos donos — bem como as actividades que planeiam com os animais — decidiu reunir algumas sugestões e explicar como funcionam. Esta é apenas uma entre as várias crónicas do Hospital Veterinário de Santa Marinha no Pet que nos falam ainda dos parasitas internos e externos mais comuns nos cães, dos cuidados a ter com os nossos animais quando está calor e do problema de excesso de peso.

Obesidade nos animais: quais as causas e o que devemos fazer?

O aumento do número de cães e gatos obesos foi um dos temas mais debatidos no Pet nos últimos meses, mas nunca é demais relembrar que o excesso de gordura vem acompanhado do aumento de risco de muitas doenças e encurtamento da esperança média de vida dos animais de estimação. Quem o diz é a médica veterinária Joana Prata, também criadora do site O Meu Animal, que explica ainda quais são os factores que levam à obesidade e o que devemos fazer para mantermos os nossos animais saudáveis. E há mais conselhos para ler sobre alergias alimentares nos animais e cães de focinho achatado.

Leia também

Aveiro avança com dois parques recreativos para cães

O procedimento de contratação pública para a construção do primeiro de dois parques recrea…