Cães vestidos a rigor com roupa e adereços inspirados nos lenços dos namorados vão desfilar na passarela da gala “Namorar em Portugal”, marcada para 14 de Fevereiro, em Vila Verde, anunciou o município.

Os trajes dos canídeos foram criados por Vera Lúcia Cancela e vão desde calças a saias, passando por casacos, camisolas e lenços.

“Exceptuando dois conjuntos, que foram concebidos expressamente para o desfile, todos os outros podem perfeitamente ser usados no dia-a-dia, mantendo os cães quentinhos e bonitos”, disse Vera Cancela à Lusa.

Os cães que vão participar no desfile foram resgatados da rua pela Associação para a Defesa dos Animais e Ambiente de Vila Verde e o objectivo é conseguir encontrar pessoas interessadas em adoptá-los. “Como estamos a falar de uma gala namoradeira, pode ser que o público, ao ver os cãezinhos todos bonitos, se enamore por eles e os leve para casa”, referiu.

Disse que a ideia de criar este tipo de roupa se ficou a dever à “paixão” que nutre pelos cães e que a sua criação já está a despertar interesse quer em Portugal, quer no estrangeiro. “Já seguiu um fato para uma loja em Paris”, referiu.

O desfile canino é a novidade da edição deste ano da gala “Namorar Portugal”, que, como sempre, apresentará conjuntos de roupa assinados por criadores nacionais e estrangeiros e inspirados nos lenços dos namorados.

Este ano, vão a concurso 49 conjuntos de todo o país e um da Hungria. O desfile contará também com as propostas apresentadas por estilistas como Anabela Baldaque, Katty Xiomara, Nuno Gama, Natália Mil-Homens Pereira, Rafael Freitas e StoryTailors.

Pela passarela, desfilarão manequins como Joana Freitas, Iva Lamarão e Isaac Alfaiate. A gala “Namorar Portugal” integra-se na programação de “Fevereiro, Mês do Romance”, promovida pelo município de Vila Verde.

Leia também

Aveiro à espera de canil para animais abandonados

Perante a falta de um canil municipal em Aveiro, o acolhimento dos animais é feito por ass…