Era um dos gatos favoritos da Internet — e continuará a ser. Bento, o gato-estrela que será para sempre lembrado devido ao meme Keyboard Cat, faleceu a 8 de Março aos nove anos.

A notícia foi dada pelo dono, Charlie Schmidt, que na sexta-feira, 16 de Março, publicou no canal oficial de YouTube um vídeo de tributo a Bento com alguns dos melhores momentos do gato amarelo (e sempre com um teclado por perto).

Bento não era, porém, o Keyboard Cat original. O meme, conta o Mashable, nasceu em 2007, quando Schmidt, um artista norte-americano, publicou no YouTube um gravação de 1984 do seu gato Fatso a “tocar” um órgão electrónico, envergando uma t-shirt. A fama só chegaria em 2009, quando o youtuber Brad O’Farrell usou a filmagem de Fatso num vídeo de um homem a cair numa escada rolante, como se explica no Know Your Meme. Depois, a Internet aconteceu: a filmagem rapidamente começou a integrar 1001 vídeos de “FAIL“.

Bento acabaria por se assumir como o novo Keyboard Cat reencarnado num vídeo de 2010 que hoje soma mais de 10 milhões de visualizações. Era, provavelmente, um dos gatos mais famosos do mundo, ou pelo menos da Internet. Inspirou um site (com muito merchandising), uma página de Facebook e, claro, um canal no YouTube, já para não falar de inúmeras paródias um pouco por todo o munddo — um dos pontos altos da sua carreira foi um anúncio de pistachos. No Twitter, chovem (e choram-se) condolências, se bem com algumas confusão (entre Fatso e Bento). RIP.

 

Leia também

E se fossem animais a dizê-lo?

Começaram por ser só cães, mas depois todos os animais tinham algo a dizer. O bisonte que …