É uma aplicação gratuita para quem gosta de passeios ao ar livre — e presta atenção a tudo por que passa. A proposta é semelhante à do Shazam, mas em vez de descobrir qual é a música que ouviste através de gravações de áudio, diz-te o nome da espécie que avistaste no parque da tua cidade ou durante um passeio na natureza, utilizando reconhecimento de imagem. Para isso, só precisas de tirar uma fotografia focada e próxima do ser vivo que queres identificar.

A Seek foi lançada em Março pela iNaturalist, uma comunidade online que funciona em rede e transforma os utilizadores em “cidadãos-cientistas” que podem contribuir para vários projectos e publicar as suas descobertas.

Para atrair utilizadores mais novos, a aplicação funciona como um jogo e à medida que fotografas mais espécies, e aprendes sobre elas (com informação retirada da Wikipedia), ganhas medalhas. A app não exige registo, mas pede a tua localização para sugerir plantas e animais já avistados próximos de ti, apesar de não a revelar a outros utilizadores. Até agora, a plataforma consegue reconhecer 30 mil espécies, número que vai aumentando consoante novas submissões de fotografias.

Para já está apenas disponível para download, gratuito, na App Store e e inglês. Uma vez que tem como público-alvo as crianças, antes de a utilizares sugerem alguns avisos: não comas nada do que encontres, não invadas propriedade privada e respeita a liberdade e bem-estar de outros seres vivos. Vamos explorar?

Leia também

Nos últimos sete anos, a Câmara de Gaia não abateu um cão ou um gato

Uma política de sensibilização massiva para a adopção de animais e uma estratégia de ofert…