Fotografar para celebrar “a população asinina nos Açores”, com destaque para “o mais único”: o burro anão autóctone da ilha Graciosa. Assim propõe a associação MiratecArts, através de um concurso, lançado no Dia Internacional do Burro, esta terça-feira, 8 de Maio.

Até 1 de Novembro, a associação cultural fundada em 2002, em Vancouver, no Canadá, e desde 2012 com sede nos Açores, está à procura de fotografias para dar “visibilidade a este animal presente em todo o mundo”.

A competição insere-se no projecto ZAPE, nome “com origem onomatopaica e que representa o som que o burro faz com a extremidade da pata quando bate no chão”, que quer “revalorizar e reinventar o mundo rural ligado a este meigo animal”, lê-se, num comunicado enviado ao PET.

Cada concorrente pode participar com até três fotografias em cada uma das categorias a concurso — melhor imagem do burro anão da Graciosa e melhor imagem da população asinina nos Açores — que devem ser enviadas por email para zapediadoburro@gmail.com.

Os vencedores terão a oportunidade de apresentar o trabalho em eventos da MiratecArts, numa ilha dos Açores (fora da ilha da sua residência, caso vivam no arquipélago).

Nuno Ferreira Santos

Leia também

Já 40 animais têm autorização para entrar no centro comercial da Maia (em carrinhos)

Desde que o Mira Maia Shopping criou o programa PetCare, já são 40 os animais de companhia…