Esposende prepara-se para abrir duas praias para cães, uma na Apúlia e a outra nas Marinhas, no âmbito do plano estratégico municipal para o bem-estar animal, adiantou esta terça-feira, 12 de Junho, a vice-presidente da Câmara.

Alexandra Roeger disse à Lusa que a abertura das duas praias está apenas dependente do parecer final por parte da Capitania de Viana do Castelo. “Uma será entre as praias da Couve e da Ramalha, na Apúlia, e a outra entre as praias de Suave Mar e Cepães, nas Marinhas”, acrescentou a autarca.

As praias vão ter sinalética e um circuito de limpeza, com depósitos para dejectos caninos. “Até ao final deste mês, contamos ter tudo pronto”, disse ainda Alexandra Roeger.

Apresentado em Maio, o plano estratégico municipal para o bem-estar animal contempla ainda uma ambulância exclusiva para socorro a cães e gatos, colocada nos Bombeiros Voluntários de Fão. Abrange também um protocolo com a Ordem dos Médicos Veterinários, que visa essencialmente a esterilização dos animais errantes, abandonados e encaminhados para adopção.

Está ainda previsto um “parque de agility“, no centro da cidade, onde os cães poderão interagir sem trela.

Nesta praia, os melhores lugares são para cães

Campanhas de adopção e projectos de intervenção social em que os animais terão papel de destaque junto de grupos de risco como idosos, pessoas com deficiência e crianças com necessidades educativas especiais, são outros dos destaques do plano.

Leia também

A Barkyn vai mostrar à Google como se opera no mercado dos animais de companhia

Todos os meses, a Barkyn vende mais de 20 toneladas de comida para cães através de um serv…