Há quem diga que “onde há cães, há pulgas”, mas nas fotografias de Alicia Rius encontramos tudo menos pulgas – há sapatos, jornais, vacinas, comprimidos, vernizes, espelhos, secadores, discos, medalhas e até restos alimentares. Assim como os seres humanos, os cães também têm objectos que usam diariamente e os identificam na perfeição. A fotógrafa Alicia Rius decidiu reunir todos eles para captar isso mesmo na série A Dog’s Life.

A ideia surgiu há três anos, mas só quando descobriu um macaco de peluche, que pertencia ao seu cão de infância, é que a fotógrafa de Los Angeles decidiu pô-la em prática. Os cães são seis – o Neurótico, rodeado de brinquedos roídos, o Sénior, que passa o dia no hospital, a Princesa, que vive num mundo cor-de-rosa, o Melhor do Espectáculo, que parece sair todos os dias de um concurso de beleza, o Atleta, que ‘busca’ qualquer objecto, e o Cão de Rua, que vagueia pela cidade.

A rotina de um cão é bem mais preenchida e diversa do que pensamos. Ainda assim, num olhar mais atento, as fotografias mostram também a dualidade da vida canina, ora alegre e ocupada, ora solitária e vazia.

Leia também

Não sabem disso, mas estes animais selvagens têm muita piada

Um leão a tentar perceber a razão do amuo de uma leoa, um esquilo a “usar a força…